1-Foto
2-O que é eleições;
3-Eleições diretas;
4-Eleições indiretas;
5-Eleições no Brasil;
6-Curiosidades
Foto:
O que é eleições ?
Eleições é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação . Na democracia represenativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.
O processo eleitoral pode ser basicamente dividido em dois modelos:
- Eleições Diretas
É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo. Este é o modelo utilizado na democracia representativa.
- eleições Indiretas
É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes. No Brasil, conforme o art. 81, parágrafo 1o, da Constituição, "ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei." A lei a que se refere a Constituição é a Lei nº 1.395/51, que estabelece o procedimento de eleição indireta do Presidente e Vice-Presidente da República, em seus artigos 1º a 6º.
Eleições no Brasil
No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (não computados os brancos e os nulos). Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil eleitores.
Curiosidades
--- A candidata à prefeitura de Cascavel, Idalina Barreiros,do PP, possui um dos maiores patrimônios declarados à Justiça Eleitoral. Ela afirma ter quase R$ 9 milhões em bens. Entretanto, Idalina não é a única e está longe de ter a maior declaração de bens do Brasil.
--- Vagner Meira, candidato à prefeitura de Corumbiara, Rondônia, possui uma campanhas mais econômicas do Brasil. Ele afirma que gastou apenas R$ 500 em panfletos.
A declaração é do candidato a vereador, Zé Vilson, que afirma que o cabeça de chapa “não tem nem crédito no celular. Nem bônus, para falar a verdade”.
Eles acreditam que é possível vencer os adversários apenas usando a força da retórica.
Sebastião tem 89 anos e já foi prefeito em outras cinco ocasiões.
.--- 75% dos candidatos a prefeito declaram ter o ensino superior completo
2 candidatos a prefeito (Fortaleza e Porto Velho) não possuem o ensino fundamental
7% possuem o ensino médio completo
1% possui escolaridade abaixo do ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário