sábado, 29 de setembro de 2012

Getúlio Vargas

Índice:
1-Foto;
2-Biografia;
3-Revolução de 1930 e entrada no poder;
4-Realizações;
5-Segundo mandato;
6-Carreira politica de Vargas;
7-Suicídio de Vargas;
8-Conclusão.



                                                                                                Foto:


Biografia

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.



Revolução de 1930 e entrada no poder

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

 Realizações

Vargas criou a  Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

 Segundo Mandato

Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do " Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.

Carreira Politica de Vargas  

- 1909 - eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul
- 1913 - reeleito deputado estadual (renunciou no mesmo ano)
- 1917 - retornou à Assembléia Legislativa
- 1919 e 1921 - reeleito deputado estadual
- 1924 a 1926 - deputado federal
- 1926 a 1927 - Ministro da Fazenda
- 1928 a 1930 - Governador do Rio Grande do Sul
- 1930 a 1945 - Presidente do Brasil
- 1951 a 1954 - Presidente do Brasil

Suicídio De Vargas

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História."  Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva o que gerava muito descontentamento entre a população.

Conclusão

Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

domingo, 23 de setembro de 2012

Doação de Sangue

Índice:
1-Foto;
2-Porque doar sangue;
3-Para quem doar;
4-Como doar;
5-Impedimentos;
6-Cuidados que devemos tomar depois da doação;
7-Curiosidades.


                                                                
                                                                   Foto:
 
Doação de Sangue

                                                Porque Doar Sangue ?

São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.
São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anônimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande.
Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.


                                                  Para Quem Doar ?

O doador espontâneo não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que sua atitude é fundamental para salvar vidas. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Por isso precisamos criar a consciência da necessidade de doar sangue entre as pessoas. Em outros países ela já é bem desenvolvida, e as pessoas, conscientes de sua responsabilidade social, desenvolvem o hábito de doar sangue.

                                                              Como Doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens pode doar seu sangue até 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até 4 vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.
Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto.


                                                              Impedimentos

Existem também alguns impedimentos temporários, que cessam logo que deixam de existir:
  • Estar com gripe ou febre
  • Estar grávida ou amamentando
  • Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
  • Ter feito tatuagem ou piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano.
  • Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
  • O doador de plaquetas não pode ter ingerido AAS, aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana.
Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue são aquelas:
  • Com doença de Chagas e malária
  • Que tiveram hepatite após os 10 anos de idade
  • Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS.
                                                                             
Cuidados que devemos tomar depois da doação


  • Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 10 minutos.
  • Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12 horas.
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
  • Não fumar por cerca de 2 horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
  • Manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas.

  • Curiosidades 



  •  O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.
  •  Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 67 anos de idade e com mais de 50 kg de peso, pode ser doadora de sangue.
  •  O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para os homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
  •  A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue.
  •  Doando sangue você não ganha nem perde peso.
  •  Mulheres podem doar sangue mesmo no período menstrual.
  •  A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre risco de contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.
  •  Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, doação propriamente dita e lanche pós- doação.
  •  Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.














  • 

    sábado, 22 de setembro de 2012

    Eleições...

    Índice:
    1-Foto
    2-O que é eleições;
    3-Eleições diretas;
    4-Eleições indiretas;
    5-Eleições no Brasil;
    6-Curiosidades


    Foto:


    O que é eleições ?


    Eleições é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação . Na democracia represenativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.

    O processo eleitoral pode ser basicamente dividido em dois modelos:
                 
    •  Eleições Diretas

    É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos são eleitos diretamente pelo povo. Este é o modelo utilizado na democracia representativa.

    • eleições Indiretas
    É aquela em que os candidatos a exercer mandatos políticos não são eleitos diretamente pelo povo, mas por um colégio eleitoral, composto por delegados escolhidos pelo povo, para que, em nome deste, elejam seus governantes. No Brasil, conforme o art. 81, parágrafo 1o, da Constituição, "ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei." A lei a que se refere a Constituição é a Lei nº 1.395/51, que estabelece o procedimento de eleição indireta do Presidente e Vice-Presidente da República, em seus artigos 1º a 6º.

                                                           
                                                     Eleições no Brasil

    No Brasil, apenas os nacionais e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativamente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (não computados os brancos e os nulos). Nas eleições municipais, não haverá segundo turno se a cidade tiver menos de 200 mil eleitores.
         
                                                      Curiosidades

    --- A candidata à prefeitura de Cascavel, Idalina Barreiros,do PP, possui um dos maiores patrimônios  declarados à Justiça Eleitoral. Ela afirma ter quase R$ 9 milhões em bens. Entretanto, Idalina não é a única e está longe de ter a maior declaração de bens do Brasil.       
         
    --- Vagner Meira, candidato à prefeitura de Corumbiara, Rondônia, possui uma campanhas mais econômicas do Brasil. Ele afirma que gastou apenas R$ 500 em panfletos.
    A declaração é do candidato a vereador, Zé Vilson, que afirma que o cabeça de chapa “não tem nem crédito no celular. Nem bônus, para falar a verdade”.
    Eles acreditam que é possível vencer os adversários apenas usando a força da retórica.

    --- O mais velho candidato à disputa de prefeitura no Brasil é Sebastião Biazzo, do PMDB de Aguaí, São Paulo.
    Sebastião tem 89 anos e já foi prefeito em outras cinco ocasiões.
    .--- 75% dos candidatos a prefeito declaram ter o ensino superior completo
    2 candidatos a prefeito (Fortaleza e Porto Velho) não possuem o ensino fundamental
    7% possuem o ensino médio completo
    1% possui escolaridade abaixo do ensino médio.

                                                                  



    

    Folclore Brasileiro...

    Índice:
    1-O que é folclore;
    2-O que é mitos;
    3-O que é lendas;
    4-Um pouco de lendas,mitos,e contos;
    5-Foto.

                                                O que é folclore ?

    Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração.Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
    O folclore pode ser dividido em lendas e mitos.

                                     O que é mitos ? 

    Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

                                           O que é lendas ?

        
    Lendas é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.
    De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.
    Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

                           Um pouco de lendas,mitos e contos:

    Boitatá
    Representada por uma cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais. Possui a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro . Foram encontrados relatos do boitatá  em cartas do padre José de Anchieta, em 1560. Na  região Nordeste do Brasil, o boitatá é conhecido como fogo que corre.


    BotoA lenda do boto surgiu, provavelmente, na região amazônica. Esta figura folclórica é representada por um homem jovem, bonito e charmoso que seduz  mulheres em bailes e festas. Após a conquista, conduz as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se num lindo boto.

    CurupiraAssim como o boitatá, o curupira  também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

    Lobisomem
    Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


    Mãe-D'água
    Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água: a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.


    Mula-sem-cabeçaSurgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

    Mãe-de-ouroRepresentada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

    Saci-PererêO saci é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas

                                                 FOTO:

    Folclore Brasileiro
                                                        


                                               

    Recado...

    Ola pessoal,
      
      Neste blog você verá todos os tipos de pesquisas.Sejam Bem-Vindos e divirtam-se...


           

                                                                                                                        Gusttavo tavares